O alvo da musicalização Infantil é desenvolver a criança como um todo, tornando-a um ser humano melhor. Este desenvolvimento passa pelos âmbitos psíquicos, motores, sensoriais, criativos, afetivos, racionais e sociais.
O cantar, o tocar, o dançar ou o escutar, derrubam barreiras, destroem bloqueios adquiridos muitas vezes pelo convívio social. Se formos além e fizermos da música parte integrante na construção do conhecimento, possibilitaremos, em especial, às crianças, a satisfação de “Praticar o Sentir”.
Com isto ela desencadeia um processo de aproveitamento muito maior das informações que a cercam e, através da sua percepção trabalhada pela música, ela chega ao saber com muito mais facilidade, o que lhe proporcionará o prazer de adquirir conhecimento.
Então, constatamos que a musicalização infantil, iniciada de forma lúdica, contribui sobremaneira para a formação do SER sensível, do equilíbrio interior, da concentração, da organização de ideias, do raciocínio lógico, do falar e escrever, do agir e reagir, deixando ainda para o futuro O RESULTADO DAS VIVÊNCIAS da linguagem musical.
Em toda nossa metodologia utilizamos o “circulus concentricus”, ou seja, trabalhamos de formas diferentes os mesmos conceitos, pois como aprendemos com Piaget, devemos partir do concreto para chegarmos ao saber. Sabemos que há três formas de um ser humano aprender, uma delas é imitando (o bebê começa exatamente assim), a outra é repetindo, e a última, analisando (as crianças a partir de cinco), sem esquecer a importância do estímulo afetivo no desenvolvimento do processo de aprendizagem. Aplicamos isto em nossas estratégias, conseguindo bons resultados.
Sabendo que o mundo da criança é uma fantasia, elaboramos aulas cujo conteúdo é vivenciado através das mesmas. Vamos agora especificar nossas metas para cada uma das turmas de musicalização. Não se esqueçam que, mesmo dentro de uma média, cada criança é única, ela pode ter reações completamente diferentes de outras. Seu filho sempre será único.
O curso de Musicalização é dividido em Cinco partes:
Objetivos da Musicalização 1:
- Estabelecer uma relação social;
- Desenvolver a percepção sensorial;
- Desenvolver a parte rítmica;
- Desenvolver a memória auditiva, também timbrística;
- Incentivo à fala;
- Desenvolver a lateralidade (também com relação aos planos superior e inferior);
- Atenção e reação;
- Conhecimento corporal;
- Linguagem gestual.
Objetivos da Musicalização 2:
- Todos os da classe anterior;
- Intensificação do controle motor;
- Percepção da diferença dos sons agudos/graves;
- Manuseio de instrumentos percussivos, com conhecimento sonoro e timbrístico;
- Conhecimento das notas, nomes e sons;
- Pulsação rítmica definida;
- Atenção e reação aguçada.
Objetivos da Musicalização 3 e 4:
- Todos de 1 e 2;
- Discriminação sonora a partir dos extremos, acrescentando o médio;
- Pulsação totalmente definida, acrescentando o tempo forte e fraco;
- Conhecimento nominal, sonoro e espacial das notas;
- Manuseio dos instrumentos de percussão, com classificação de cada um;
- Consciência dos atributos dos sons;
- Conhecimento das figuras rítmicas musicais (semibreve, mínima e semínima);
- Ditado rítmico com figuras musicais rítmicas e outras;
- Conhecimento das famílias dos instrumentos (nome, forma, e som);
- Início do instrumental “Orff”;
- Sonorização de histórias;
- Conhecimento de perguntas e respostas dentro de um fraseado musical;
- Gráfico sonoro.
Objetivos da Musicalização 5:
- Trabalho sonoro com graduações;
- Todos das outras classes;
- Conhecimento completo das qualidades do ritmo (pulso, andamento, subdivisão, acento e desenho rítmico);
- Discriminação das frases musicais;
- Ditado rítmico e melódico com figuras rítmicas;
- Audição mais trabalhada e aguçada;
- Conhecimento de estilos musicais (valsa, rock, bossa nova, entre outros);
- Estudo de um dos grandes compositores mundiais;
- Conhecimento de formação de orquestra e da função dos instrumentos;
- Preparação para a escolha de um instrumento musical, no qual a criança fará a iniciação musical no próximo ano.
A Musicalização Infantil é um programa bem extenso. Há sempre a repetição dos objetivos anteriores, exatamente para assegurar o desenvolvimento do aluno. A musicalização infantil pode começar com o bebê ainda no oitavo mês de vida e vai até os 5 anos, com o intuito de aproveitar esta fase, na qual a criança absorve todo o conhecimento dos sentidos, tornando-se um ser humano mais afetuoso, com suas habilidades cognitivas e motoras mais desenvolvidas, mais sensível, enfim, mais completo. Do Módulo 3 em diante, adotamos livros com Cd’s para que os pais possam acompanhar em casa o andamento do curso.
Como podemos notar, é um programa bem extenso, tendo um começo, um meio e um fim. Há sempre a repetição dos objetivos anteriores, exatamente para assegurar o seu desenvolvimento.
A musicalização infantil começa com a mais tenra idade e vai até os 5 anos, com o intuito de aproveitar esta fase, na qual a criança absorve todo o conhecimento dos sentidos, tornando-se um ser humano mais afetuoso, com suas habilidades cognitivas e motoras mais desenvolvidas, mais sensível, enfim, mais completo.
* Partindo do princípio que todos os bebês já nascem com ouvidos consonantes (experiência de cientistas americanos), utilizamos músicas adequadas a eles nas atividades.