Muito se fala na importância dos hobbies na vida adulta, cheia de regras e compromissos. Ter pausas específicas para fazer o que gosta é mais do que importante, é essencial!
E tocar um instrumento musical ou ouvir música, além de serem atividades de lazer, também podem te ajudar no trabalho. Quer saber como?
Segundo uma pesquisa feita pelo Journal of Neuroscience em 2012, aprender a tocar um instrumento musical proporciona grandes mudanças nas estruturas e conexões cerebrais.
A prática melhora a memória e a capacidade de resolver problemas de maneira mais efetiva e criativa. Produtividade em alta!
Sem contar os benefícios psicológicos como redução de stress, aumento da criatividade e, claro, uma pausa para fazer o que nos deixa mais feliz.
E quem gosta de ouvir música também pode ser agraciado pelos benefícios dela.
Em um vídeo publicado pela plataforma de conhecimento TED-Ed, cientistas descobriram que ouvir música provoca reações instantâneas no cérebro inteiro, causando um efeito parecido com fogos de artifício em nossas conexões.
sso acontece porque ao ouvir uma música, o cérebro a separa em duas partes (melodia e ritmo) para, depois de processadas, serem colocadas juntas novamente, criando assim a experiência musical.
O mesmo teste foi feito com pessoas tocando um instrumento musical. Segundo o experimento, o cérebro cria diversas conexões simultaneamente nas áreas visual, auditiva e motora. E, com o passar do tempo de prática, essas conexões vão ficando cada vez mais fortes, permitindo que os benefícios da prática sejam aplicados em outras áreas da nossa vida.
Já escolheu o seu instrumento preferido? Agende uma aula de demonstração gratuita de qualquer instrumento ou canto através do emal: mc@music-center.art.br