[youtube id=”aui_eG27IwU” ]
Pauta apresentada no Jornal da Cultura no dia 15/08/2015 com destaque para o documentário “Vivo por Dentro (Alive Inside)”, com direção de Michael Rossato-Bennett)
A última parte do cérebro a se degenerar é onde se armazena as canções. O documentário mostra a música como ferramenta para trazer pacientes de Alzheimer de um isolamento profundo e sombrio para uma avalanche de memórias, reconectando-os com o amor humano. (docverdade)
Sinopse Oficial: O documentário acompanha o assistente social Dan Cohen, fundador da organização sem fins lucrativos “Music & Memory” (Música e Memória), na sua luta contra um sistema de saúde obsoleto, demonstrando a capacidade da música em combater a perda de memória e restaurar um sentimento profundo de si mesmo para aqueles que sofrem de Alzheimer.
Rossato-Bennett visita os membros da família que testemunharam os efeitos extraordinários da música personalizada sobre os seus entes queridos, e mostra entrevistas com especialistas de renome, incluindo neurologista e autor best-seller Oliver Sacks (Musicophilia: Tales of Music and the Brain) e músico Bobby McFerrin.
Fonte: http://tvcultura.cmais.com.br/jornaldacultura