Instrumento musical de sopro da família das madeiras, formado por um tubo oco com orifícios. É um aerofone que, a partir do fluxo de ar dirigido a uma aresta que vibra com a passagem do ar, emite som. Bastante antigo, a execução de tal instrumento consiste no ato de soprar o interior do tubo ao mesmo tempo em que se tapam e/ou destapam os orifícios com os dedos.
Além da voz, as flautas são conhecidas por serem os primeiros instrumentos musicais. Existem flautas conhecidas datadas de 40.000 a 35.000 anos atrás.
Possui um som melodioso, de timbre suave e doce. Seu som depende essencialmente, por um lado, da natureza e da direção da onda de ar e, por outro, do comprimento da coluna de ar. O som fundamental da flauta é o DÓ3, a partir do qual a extensão do instrumento é de 3 oitavas, graças aos harmónicos 2 e 4 (oitava e dupla oitava), cuja emissão é obtida pela modificação da pressão do sopro.
Lecionamos tanto flauta doce (vertical, acionada diretamente pelos lábios do executante, afinadas em DÓ e em FÁ), quanto transversal (executada em posição horizontal, com sopro lateral).
Logo nas primeiras aulas nosso aluno já terá contato direto com músicas, e através delas começa a compreender a necessidade do aprimoramento da sonoridade e da técnica, com exercícios específicos criados de acordo com as atuais dificuldades de cada um. RITMO, LEITURA, INTERPRETAÇÃO, PERCEPCÃO, HARMONIA, IMPROVIZAÇÃO, todos lecionados de uma forma simples e fácil!
Os alunos ganham, ainda, como cortesia, mais 3 cursos semanais, a saber: História da Música, Coral e Teoria Musical (teoria propriamente dita, solfejo, rítmica, coordenação motora, percepção rítmica e melódica e harmonia), cada um com uma aula semanal de 1h30m de duração. As aulas são individuais, contando com uma infraestrutura de alta qualidade, além disso, os alunos ganham mais três cursos semanais gratuitos: História da Música, Coral e Teoria Musical.
Agende conosco uma aula gratuita!